segunda-feira, 4 de outubro de 2010

D&D 4th Civilização?


Um retrocesso se vê em 4th. Não falo de regras em si, pois isso só é um desenvolvimento das tendências do próprio jogo frente seu "desenvolvimento" de interação entre jogadores e regras, regras e autores, comunidade de jogo living (extinto... a nova modalidade parece ser mais focada... especulo), e é claro tendências de mercado e novas tecnologias (Uma influencia reflexa?).
O escopo temático se dirigiu para os focos de "luz", uma precarização de civilização... e muitas das temáticas parte de um grande desastre anterior que supostamente afeta a todos..., o "cenário base", forgoten realms, dark sun, e o essencials parte desse pressuposto...
Muitos alegam uma superação de "hegemonia humana", quase marxistas esses (se não o forem)...
Bom, não é isso, (Nem baboseira luta de classes)... já que cenários clássicos são densamente povoados por criaturas fantásticas em toda a parte (variando a quantidade), desde bosques a debaixo de pontes e é claro em brumas....
Em vez de colocar um foco variado de opções, destruíram a civilização... Na contramão da influencia (WoW) a civilização tem sua importância nas histórias, o que é uma contradição enorme com a teoria focos de luz que els próprios supõem... já que isso teria que demandar culturas mais fechadas e estruturadas em explicações...
Como explicar o multiculturalismo aberto que supõem em muitos dos cenários novos, e obrigatórios nas novas roupagens de living?
Não há fundamentação nenhuma nos livros, é apenas jogado.. é uma perda considerável pois nem o gancho que propõem o usam...
Resta o bolo para os narradores resolverem...
Demasiadamente o que resta é uma nostalgia que não é refletida pelos cenários atuais em d&D 4th...
E isso só falando dos pontos de civilização, a construção...

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