terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Orcs plantam? [Provocações?]


Orcs plantam?
Eis que me veio a perturbadora idéia de contabilizar as perdas e a quantidade de recursos que o reino do cenário precisaria para mobilizar e manter suas tropas, seus exércitos (se ainda houverem), recrutamento, e como lidar com as numerosas baixas. Considerei isso um momento, e questionei-me: Os Orcs Plantam?

Afinal, os humanos  elfos, anões, halfling, gnomos, precisam plantar e manter seus rebanhos a duras penas mesmo em um ambiente mágico, druidas são escassos e tem seus próprios interesses, magos tem seus problemas, e clérigos estão ali na linha de frente também, e não há nada que possam fazer,... considerando que eles também são parte da população e 'baixo nível'. As técnicas que sabem são escassas, raras, e eles não estão certos de muita coisa, e também estão enlouquecidos em seus dramas para a sobrevivência [considerando a campanha local e sua temática de guerra, não os mundos fofinhas de paz perpetuas...:/ ].

Considerando algumas premissas, creio que os orcs são os menos propensos a uma campanha bélica séria. Os hobgoblins pulam séculos a frente nesse quesito. Não falo de destruição pura e simples, afinal isso é o estilo de vida orc. Questiono a capacidade de logística, obtenção de recursos, gerenciamento, e capacidade estratégica e tática (como bem pois o gurps, vide gurps conan). Considero a versão tolkeiana mais plausível nesse contexto (elfos darksides decaídos por gerações...heheheheh).

Não desconsidero a possibilidade bárbara e nômade de orcs devastando o caminho pelo que passam, mas exércitos "regulares" meio que impossível. A alternativa vista em old dragon, os empurram para os subterrâneos [Concorrência aos primos drows? hehehehe...], não que o digam assim... Imaginei eles como um "grande fungo", explico, as tribos crescem nesses subterrâneos pilhando e destruindo e consumindo o subterrâneo [bolsões de crias da wyrm, crossover...], e a explosão populacional força esses saqueadores a atacarem todas as regiões próximas quando explodem em ataque, como uma pústula na região, até serem detidos ou a região se exaurir...

Não! Não imagino orcs regando plantinhas, ordenhando o gado, e tendo uma vida de camponês "medieval"... Nem mesmo num tempo de guerra. E imagino que sejam uma pústula que destruam infinitamente mais rápido o local que se situem... =/