sábado, 19 de janeiro de 2013

O Lamento das estações - Inverno. [Considerações e Lembranças]

O lamento das estações.




O frio se torna intenso, a primeira neve começa a cair suave, congelando os campos outrora dourados. Os jogadores se preocupam e tentam fazer os seus personagens as coisas, e tarefas o mais rápido. Muito mais aterrorizante que possíveis Dragões Brancos errantes e famintos, o clima inclemente e mortal os assusta. 

Em nossa campanha o clima se tornou uma fonte preocupante [para os personagens, e alguns jogadores] de perigo e pavor, muito mais que apenas monstros errantes da estação, o próprio clima inclemente é o Inimigo, buscar abrigo, ter mantimentos a mão, olhar atentamente os céus em busca de algum prognóstico de nevasca, e chegar em algum "ponto de civilização"! A neve cobre as estradas e trilhas, cobre os buracos e elevações, criaturas aptas espreitam "sorridentemente" de sua camuflagem branca, algumas vezes naturais.
Nada os aterroriza mais, do que, serem pegos em uma nevasca. O dia já acinzentado, se torna escuridão, baixa visibilidade, e a "voz rouca da tempestade" os deixam aterrizados com o que trás a noite, ou escuridão. O fogo é difícil de se fazer ou manter, o abrigo pode ser arrancado pelo vento ou soterrado vários metros sob a neve. 

Não há sorrisos, não a alegria, há somente o frio, a escuridão e a tristeza (sorrow?). A ajuda, se esta vier, demorará dias ou semanas, mesmo que em outras situações o povoado se situa-se a poucos dias. Os dedos doem, os membros ficam mais gélidos, a cabeça lateja, a fome pode apertar...
Localizar-se pode ser de grande dificuldade, já que alguns pontos de referência podem estar soterrados, a depender da quantidade de neve. A paisagem pode estar monótona e igual coberta pelo manto branco. O dia obscurecido, e podendo ser castigado com a neve fina mais constante, pode deixar tudo branco...
A jornada se torna longa e sofrida, ainda mais se estiverem sendo caçados, feras da estação? Grupos desesperados? Se afastaram demais das áreas de "civilização"? Desprezaram a contratação de um druida, ou pior, desprezaram a amizade de um?

Ter em mente a estação, levar peles para o inverno, ou cobertas, e vestimentas adequadas. Algumas vezes é possível obter os trajes brancos, camuflagem e dissimulação devem estar em mente. Pás e picaretas, muitas vezes são úteis, e machados também, bem como uma boa e velha faca. Mantimentos, secos muitas vezes, já que tudo congelará cedo ou tarde. Animais que aguentem o clima são úteis, mas difíceis de achar, mas sempre leve um - ração extra...
Considerar seus objetivos e missão é outro ponto crucial, perder tempo em coisas secundárias e irrelevante para as condições que tem podem ser mais mortais que o usual. Programar o trajeto e considerar a volta, mesmo que seja para bases secundárias ou bases para o fim daquela missão (e rezando para que está não tenham sido destruídas em outros eventos traiçoeiros). Kit de escalada, e cordas, nunca as esqueças, bem como pederneiras e tochas ou carvão em um recipiente lacrado (cera ou outro método , para que estejam secos e não úmidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário