Isto é um Cenário. Uma obra de Ficção.
Vice-Reino do Prata (Prata/Plata).
A região do Prata tivera seu povoamento por tribos canibais e titãs insidiosos, como visto na Cueva de las manos, os horrores desses tempos. Caçadores de cabeças notórios como os selknam e yaghan foram nomes temidos por muitos séculos. Os Piruw tiveram, muito tempo depois, pequenas fazendas de grãos e entraram em contato com os Mapuches, Kom, Wichi, Charruas, Minuanos e eventualmente guaranis. Com isso espalhou-se rebanhos de lhamas, devidos as trocas e comércio de escambo.
Os colonos de Aragón, Léon e Portugal chegaram aos poucos e estabeleceram suas colônias nesses pastos do sul. Logo uma organização se deu, com o Vice-Reino do Prata. As minas de Prata governavam os rumos políticos da colônia, subordinada aos interesses militares de León ou Aragon (a depender da balança política da época. Trocando e voltando aos donos metropolitanos).
Claro que isso criou uma divisão em facções na política e as vezes territorial no Vice-Reino. O Vice-Reino sofreu seus piores ataques em 1806 e 1807 vindos de Wessex, que estava desesperada por suas variadas guerras. Logo depois de lutar contra os Wessex e vencer, lutaram contra Léon na Guerra Peninsular e em 1810 proclamando sua independência. Logo sufocada pela guerra que se seguiu e a final capitulação frente as foças
montanhesas de Piruw em 1816. Pouco tempo depois, os caudilhos se acharam forte para “uma nova tentativa”, e foram derrotados em 1820 na Batalha de Cepeda. Em 1831 o Caudilho Rosas atacou embarcações dos Francos, provocando um conflito em torno de Buenos Aires. Em 1836 explodia uma revolução que uniu caudilhos de Potosi e Prata (1836-1839). As Leis de Piruw foram duras na tentativa de diminuir os conflitos,
provocaram uma onda de confisco de criminosos (e muitos inocentes no meio). Explodindo a Guerra de Urquiza de 1852 e 1859, causando uma mortandade impressionante. Como resultado disso, uma grande depressão econômica se abateu, aliviada em parte com a compra de Gado para suprir as tropas de Piruw. Logo a Guerra do Paraguai provou que os estrategistas do Piruw estavam certos em reorganizar seus Exércitos na região.
Com o aumento da alfabetização obrigatória, diminuiu-se a força de influencia dos caudilhos, que ainda assombram a região (inclusive do Brésil). A indústria de laticínios e de corte de gado, e carnes claro, se tornaram um ativo de importância.
[Forças do Prata antes da derrota para as Forças Montanhesas de Piruw]
[Massacres e carnificina nos Pampas sem lei]
Nenhum comentário:
Postar um comentário