terça-feira, 20 de abril de 2010

Calendários Usados na Orbis e no Velho Mundo


Calendário Morgan

O atual calendário, instituído no Império Morgan e não feito por Morgan. Amplamente utilizado, inclusive pelos Império Dan e Império Rus, com suas modificações próprias.

Os Meses

Dominus, o primeiro mês em homenagem a Morgan. Dia Especial: 1º Kalendis, Ano Novo, Festa de Fim de Inverno e agradecimento a Morgan.

Mortis, o segundo mês, em homenagem a morta da Boa Hora.

Primus, o terceiro mês começando a contagem e aludindo ao próprio Morgan. Alguns dizem que é uma alusão ao próprio Sumo-Sacerdote do Império Morgan, o Flamen Dialis. Dia Especial: 1º Kalendis, Festival dos Tolos, espécie de Carnaval em que se queima bonecos encapetados.

Secunbribus, o quarto mês, uma alusão ao Escudo da Fé e o segundo ato.

Tertilis, o terceiro mês, contagem normal até o "décimo" mês. Dia Especial: 15º Idibus, Ascensão de Morgan, feriado religioso.

Quartilis, o quarto mês, contagem normal até o "décimo" mês. Dia Especial: 7º Nonis, Dia dos Santos, Comemora-se e realiza-se casamento e festival de Colheita.

Quintilis, o quinto mês, contagem normal até o "décimo" mês.

Sextilis, o sexto mês, contagem normal até o "décimo" mês.

Setembribus, o sétimo mês, contagem normal até o "décimo" mês.

Octobribus, o oitavo mês, contagem normal até o "décimo" mês.

Novembribus, o nono mês, contagem normal até o "décimo" mês.

Decembribus, o décimo mês, contagem normal até o "décimo" mês. Dia Especial: 30º Pridie Kalendas, Nascimento de Morgan, Festa de Fim de Ano, presentes de fim de estoque.


Dias da Semana.

Ana, em homenagem a Santa do Sol. Tecnicamente o primeiro dia da semana.

Teresa, em homenagem a Santa da Lua. Segundo dia.

Jorge/George, em homenagem ao Santo Guerreiro. Terceiro dia.

Paulo, em homenagem ao Santo Escriba. Quarto dia.

Dei, em homenagem a santidade de Morgan. Quinto dia, em alguns lugares esse é o primeiro dia.

Antonio, em homenagem ao Santo do Casamento. Sexto dia.

Roque, em homenagem ao Santo das Colheitas e fazendas. Sétimo dia.


Contagem dos dias do Mês.

Os meses tem 30 dias, havendo 5 feriados adicionados nos meses nos 'dias especiais'. Os Dias especiais normais duram um dia mesmo, e seguem o rito religiosos da região, no Império Morgan seguem o rito do Sumo-Sacerdote em que se realiza cultos nesses dias. Em alguns lugares servem como aviso de Feira e trocas.

1º Dia Kalendis (Especial); 2º ao 5º 'Ad Nonas'; 6º Dia Pridie Nonas (Especial); 7º Dia Nonis (Especial); 8º ao 13º 'Ad Idus'; 14º Pridie Idus (Especial); 15º Idibus (Especial); 16º ao 29º 'Ad Kalendas'; 30º Pridie Kalendas (Especial).


Calendário Dan

O calendário Dan foi organizado recentemente, já que não havia interesse e necessidade, devido aos cultos dos xamãs e druidas diretamente aos deuses Dans. Contava-se os tempos pelos invernos e Ordálios e Presságios Divinos, mas com as invasões e necessidade de comercio e novas praticas de cultivo, saqueou-se também o formato do calendário Morgan, contudo adaptado-se as crenças locais.

Os Meses

Gormánudur (1º mês); Ýlir (2º mês); Mörsugur (3º mês); Porri (4º mês); Góa (5º mês); Einmánudur (6º mês); Solmánudur (7º mês); Heyannir (8º mês); Tvimánudur (9º mês); Haustmánudur(10º mês); Skammdegi (11º mês); Náttleysi (12º mês).

Dias da Semana.

Freyja (1º Dia); Tyr (2º Dia); Odin (3º Dia); Thurs (4º Dia); Frigg (5º Dia); Nornes (6º Dia); Baldur (7º Dia).


Calendário Rus

O calendário Rus, tecnicamente, usa o calendário Morgan, todavia apesar da dita conversão, não significou total uso, os Rus são bárbaros e usam um rito próprio de "morganismo". Não se sabe ao o certo que fazem, mas utilizam formas diversas se aproximando da barbárie tecnologica, dependem de druidas, xamãs e outros 'arautos divinos', a guerra contra os Dans, a Região de Achaia e seus três reinos e a guerra contra o Império Morgan, põem duvidas sobre a alegada conversão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário