domingo, 4 de abril de 2010

Versão Local: Mestre Mineiro (Baseado)


Mestre Mineiro.

“Uma boa Percepção, conhecimento e Muita, Muita Sorte!”.

Pré-requisitos: Classes Ladino, Ranger, Mago.

Você não é um mero mineiro, ou sapador. Você é um mestre mineiro, sabe fazer prospecção, conhece as artes da fundição de minérios e ainda tem como hobbie a lapidação. Se a sorte lhe ajudar seu caminho é brilhante, literalmente.

Características do Mestre Mineiro.

Prospecção (11º Nível): Você sabe encontrar o minério (se tiver sorte) e sabe montar o aparato de uma mina.  Em um mês você pode vasculhar uma área de 40km², se o clima e as auguras da sorte permitir, e encontrar um local que haja minério. A dificuldade do teste de Exploração depende do minério. O DM pode determinar complexidade do desafio de pericia.

Dificuldade Moderada (em terreno Propício) para encontra o minério: Cobre (Colinas, Montanhas); Estanho (“Pântanos”, Montanhas); Chumbo (Colinas, Montanhas); Ferro (Colinas, Montanhas).

Dificuldade Difícil (em terreno Propício), minérios raros: Prata (Colinas, Montanhas); Ouro (Colinas, Montanhas); Mithril (Montanhas, Vulcões); Pedras Preciosas (Montanhas, Desertos, Selvas).

Qualidade do Minério. A quantidade que o mineiro pode extrair por semana de minério, que terá aquele valor se fundido.

Metal       1              2              3              4              5              6              7              8              9              10*         

Cobre      100          200          250          300          350          400          500          750          1000        2000

Ferro       200          300          500          700          900          1200        1600        2000        3000        4000

Prata        25            50            100          200          300          400          500          750          1000        2000

Ouro        10            25            50            100          200          300          400          500          750          1000

Platina     5              10            20            40            75            100          250          400          800          1000

1000: Uma armadura completa, ou 100 pontas de lança, ou 500 pontas de flechas. Minérios não fundidos valem 5% a 25% do valor.

Pedras Preciosas

Nº De Pedras escavadas por semana.

Tipo                        /Semana                  Valor Não-Lapidado               Qualidade                Exemplo

Decorativa.              4d10                       1po                         01-25      (Azurita, Obsidiana, Hematita, Tuquesa...)            

Semi-Preciosas.       3d6                         5po                         26-50      (Calcedônia, Onyx, Zircônio, Quartzo Rosa...)

Ornamental.            1d12-1                    10po                       51-70      (Alexandrita, Âmbar, Turmalina, Amentista...)

Preciosa.                  1d10-1                    50po                       71-90      (Peridoto, Aquamarinha, Topázio...)

Gemas.                    1d6-1                      100po.                    91-94      (Opala, Jacinto...)

Jóias.                       1d4-1                      500po.                    95-96      (Esmeralda, Diamante, Jade, Rubi, Safira)

“Duração” da Mina.

1d100 semanas de duração. Se o Número é duplo a mina dura o dobro desse número semanas. 1d100 meses de produção. 1d100 anos de operação.

Fundição (Smelter) (11º Nível): Você sabe a arte de fundir minérios e extrair o mais puro metal. Também sabe a arte de construir fundições.

Fundição                 Custo       C.Custo   Tam         Produção Manutenção

Pequena                  1000po    300po      9x9 m      4 Barras   5po dia

Média                      2000po    600po      15x15m   20 Barras 12po dia

Grande                    5000po    1600po    23x23m   100 Barras              25po dia

Custo: O custo de uma fundição e equipamentos para mercado.

C.Custo: O custo de construção de uma fundição, os equipamentos necessários para o trabalho podem ser feitos (em um mês) ou comprados (Varejo, vide).

Tam: Tamanho que ocupa todo o aparato.

Produção: De lingotes/barras de “100”.

Manutenção: Custo do combustível para manter a fundição.

Lapidação (16º Nível): Você aprimora sua arte. Lapidando as pedras preciosas encontradas você aumenta o valor dessas. Complexidade 3, para chegar a valor x5. Complexidade 5, para chegar a valor x10. Seu conhecimento também permite a fundição de Mithril (Se encontrado).

Mithril. Qualidade:

1-5          Prata de Alta qualidade.

6-8          Ouro de Alta qualidade.

9              Platina de Alta qualidade.

10            Mithril.

Façanhas do Mestre Mineiro.

Picareta Precisa       Ataque de Mestre Mineiro 11.

“Com força e precisão seu ataque é mortal!”.

Encontro ♦ Marcial, Arma.

Ação Padrão            Arma Corpo-a-corpo.

Alvo: Uma Criatura.

Ataque: Força Vs. CA.

Acerto: 2 [A] + modificador de Força  e modificador de Sabedoria de dano.

Especial: Você obtém proficiência com Picareta de Guerra.

Pele da Forja           Utilidade de Mestre Mineiro 12.

“Sua resistência ao calor é notória”.

Diário ♦ Marcial, Fogo.

Ação Menor            Pessoal.

Alvo: Você mesmo.

Efeito: Você obtém resistência 10 vs. Fogo. Até  o fim do encontro.

Derramando a Escória            Ataque de Mestre Mineiro 20.

“Você Derrama escória no inimigo!”.

Diário ♦ Arcano, Fogo, Implemento.

Ação Padrão            Rajada Próxima 5.

Alvos: As criaturas dentro da rajada.

Ataque: Sabedoria vs. Reflexos.

Sucesso: 4d6 + modificador de Sabedoria de dano de fogo e 5 de dano continuo (Resistência Finda).

Especial: Você usa um punhado de escória fria ou minério em pó como implemento.